05.06.2009 - 17h23
Por João Ramos de Almeida
Dois em cada três espanhóis estão a recorrer às marcas brancas de produtos, ou seja, cerca do dobro do verificado há nove meses atrás, refere o joranl El Pais. Uma tendência já verificada em Portugal igualmente.
A crise económica e a subida assinalável do desemprego em Espanha – quase a atingir 20 por cento da população activa - está a traduzir por uma forte travagem nos níveis de consumo.
Sete em cada dez consumidores espanhóis considera que não é um bom momento para comprar o que quer que seja, sobretudo se a opção é adquirir ou não adquirir electrodomésticos, revela um estudo da consultora AC Nielsen. Esse sector registou uma quebra de vendas de 0,5 por cento em 2008 no valor de 14 mil milhões de euros.
Mudam-se os hábitos alimentares, mas mudam-se também os hábitos na roupa a usar e de lazer. Dois em cada três espanhóis afirmam estar a reduzir as suas despesas na compra de vestuário e em idas a restaurantes ou saídas de casa. Mais de metade começaram a fazer poupanças de electricidade e de audição de rádio.
1 comment:
Será que também fazem mal ao motor humano?
Post a Comment