Sunday, September 25, 2005

"Fun"tastico


“Fun” tástica forma de definir Marketing.

Um comerciante, qualquer que seja, não é mais do que um servidordo público, ou de um público; e recebe uma paga, a que chama o seu "lucro" pela prestação desse serviço. Ora toda a gente que serve deve, parece-nos, buscar agradar a quem serve. Para isso épreciso estudar a quem serve - mas estudá-lo sem preconceitos nem antecipações, partindo, não do princípio de que os outrospensam como nós, ou devem pensar como nós - porque em geral não pensam como nós - mas do princípio de que, se queremos servir os outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles. O que temos de ver é como eles efectivamente pensam, e não como nos seria agradável ou conveniente que eles pensassem.

Fernando Pessoa
Revista de Contabilidade e Comércio, Março de 1926

2 comments:

Anonymous said...

Impressionante a forma como Fernando Pessoa dá uma definição fantástica de marketing... uma definição bastante actualizada numa altura em que o termo
marketing não existia propriamente.
é o génio de pessoa em actividade...

Anonymous said...

Impressionante a forma como Fernando Pessoa dá uma definição fantástica de marketing... uma definição bastante actualizada numa altura em que o termo
marketing não existia propriamente.
é o génio de pessoa em actividade...