17 | 09 | 2009 19.23H
O sector cervejeiro nacional gerou um total de 1.020 milhões de euros para a economia portuguesa, na produção e venda de cerveja.
A conclusão é do estudo da consultora Ernst & Young 'The Contribution Made by Beer to the European Economy' que quantifica o impacto económico do sector cervejeiro europeu em 31 países europeus.
O estudo indica que a indústria cervejeira portuguesa emprega, directa e indirectamente, 72.900 trabalhadores, entre produção, sectores fornecedores, hotelaria e restauração e distribuição.
A produtividade e a dinâmica exportadora do sector cervejeiro nacional também são evidenciadas no estudo que refere que dos 8,2 milhões de hectolitros de cerveja produzidos em Portugal em 2008, mais de 2 milhões de hectolitros tiveram como destino a exportação. Tal significa que 25% da cerveja produzida em Portugal é exportada para África, França, e para outros países europeus onde existem importantes comunidades lusófonas.
Este elevado dinamismo do sector cervejeiro faz com que Portugal ocupe já o 6º lugar no ranking europeu dos países exportadores de cerveja, em termos relativos, medido como a percentagem exportada relativa à produção total do país.