Thursday, September 29, 2005

What is...

Marketing consists of the strategies and tactics used to identify, create and maintain satisfying relationships with customers that result in value for both the customer and the marketer.

In “Knowthis.com”

Wednesday, September 28, 2005

Sedução


O marketing transformou-se na mais importante ideia nos negócio e na mais dominante força da nossa cultura, apesar de ser muitas vezes confundido com publicidade. Mas o marketing é muito mais do que isso. É tentativa sistemática de satisfazer os desejos humanos produzindo os bens e os serviços que as pessoas valorizam. É o ponto de encontro da nossa natureza humana com o poder da tecnologia. Tal como os verdadeiros sedutores, as companhias com uma filosofia de marketing ajudam-nos descobrir desejos que nunca soubemos que tínhamos, e formas de os satisfazer que nunca imaginamos poderiam ser inventadas.

Traduzido e adaptado de: Miller, G. F. (2000). Marketing. In J. Brockman (Ed.), The greatest inventions of the last 2,000 years, pp. 121-126. New York: Simon & Schuster.

Monday, September 26, 2005

Marketing is ...

Marketing is an organizational function and a set of processes for creating, communicating, and delivering value to customers and for managing customer relationships in ways that benefit the organization and its stakeholders.

American Marketing Association

Pessoa novamente

Neste início de ano lectivo, vale a pena ler e reflectir sobre este texto de Fernando Pessoa.

«Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. Quem não sabe nada de um assunto, e consegue alguma coisa nele por sorte ou acaso, chama “teórico” a quem sabe mais e, por igual acaso, consegue menos. Quem sabe, mas não sabe aplicar - isto é, quem afinal não sabe, porque não saber aplicar é uma maneira de não saber -, tem rancor a quem aplica por instinto, isto é, sem saber que realmente sabe. Mas, em ambos os casos, para o homem são de espírito e equilibrado de inteligência, há uma separação abusiva.
Na vida superior a teoria e a prática complementam-se. Foram feitas uma para a outra.»

Pessoa, Fernando (1926). Palavras Iniciais.
Revista de Comércio e Contabilidade. N.º 1, 25 Jan.

Sunday, September 25, 2005

Abertura

Olá a todos:

Este blog foi criado com um objectivo fundamental: servir de ponto de encontro para todos aqueles que gostam de Marketing, para os que fazem dele a sua profissão e ainda para aqueles que estudam esta área do conhecimento.

A todos as minhas boas vindas...

"Fun"tastico


“Fun” tástica forma de definir Marketing.

Um comerciante, qualquer que seja, não é mais do que um servidordo público, ou de um público; e recebe uma paga, a que chama o seu "lucro" pela prestação desse serviço. Ora toda a gente que serve deve, parece-nos, buscar agradar a quem serve. Para isso épreciso estudar a quem serve - mas estudá-lo sem preconceitos nem antecipações, partindo, não do princípio de que os outrospensam como nós, ou devem pensar como nós - porque em geral não pensam como nós - mas do princípio de que, se queremos servir os outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles. O que temos de ver é como eles efectivamente pensam, e não como nos seria agradável ou conveniente que eles pensassem.

Fernando Pessoa
Revista de Contabilidade e Comércio, Março de 1926

Modernices




Para os que acham que o Marketing é uma modernice…

“Marketing has been around for a long time – at least since Satan waged a promotional selling campaign to persuade Eve to eat the apple in the Garden of Eden. Hence, marketing is as old as the original sin itself- indeed, a little bit older.”

Holbrook, Morris B and James M Hulbert. (2002). Elegy on the death of marketing. European Journal of Marketing;. 36(5/6) p. 706.